Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam da tradicional Vesperata de Diamantina

Estudantes participam da tradicional Vesperata de Diamantina

publicado: 08/08/2017 12h21, última modificação: 09/08/2017 08h02

Como premiação do III Festival de Talentos Musicais - TMu, realizado em abril pelo IFMG – Campus Governador Valadares, os estudantes vencedores visitaram a cidade de Diamantina nos dias 5 e 6 de agosto para conferir ao vivo a apresentação da tradicional Vesperata de Diamantina. O show acontece ao ar livre, no centro histórico da cidade, desde o fim da década de 1990, e foi reconhecido em 2016 como patrimônio cultural de Minas Gerais.

A programação vivenciada pelos estudantes foi diversificada, entre música e visitação cultural a museus da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro, e Museu do Diamante, em Diamantina).

Para a professora de artes do campus, Kênia Brant, “eventos culturais nas cidades históricas mineiras são aulas vivas, onde obra e espectador se misturam em perfeita simbiose: espaço e tempo”. Ela complementa que ficou visível o encantamento dos estudantes no decorrer da visitação, em especial em relação ao musical orquestrado da Vesperata, por se tratar de um estilo raramente vivenciado pelos estudantes.

“É um festival maravilhoso e energético, além de super animado. As músicas tocadas são conhecidas, assim todos cantam juntos, como um coro acompanhando a orquestra. O friozinho da região é superado pelo calor humano dos participantes a ponto de se sentir afetado pela temperatura do local”, relata a estudante Ana Luísa Lopes Vital, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente.

A equipe de apoio da visita, formada pelos professores Cecília Carvalho e Tonimar Senra, e pelo técnico Giuliano Sousa, compartilha o entendimento de que momentos como esse são oportunidades dos discentes vivenciarem a interculturação e estreitar relações educacionais.

A coordenação do TMu realizou o sorteio de outras vagas para a viagem, oportunizando a participação total de um grupo de 27 alunos dos cursos Técnicos Integrados do IFMG-GV.