Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudo aponta impactos do padrão de chuvas na região para ecossistemas aquáticos do PERD
conteúdo

Notícias

Estudo aponta impactos do padrão de chuvas na região para ecossistemas aquáticos do PERD

por Comunicação publicado: 16/08/2022 17h00, última modificação: 21/08/2022 20h18

Com o objetivo de demonstrar as variações dos níveis de água das lagoas do Parque Estadual do Rio Doce (PERD) em relação à variabilidade das chuvas e como isso afeta o funcionamento desses ecossistemas, foi desenvolvido um estudo coordenado pelo professor Fulvio Cupolillo, da área de climatologia do IFMG - Campus Governador Valadares. 

Publicado na última edição da Revista MG.Biota, o trabalho foi realizado em parceria com outros cinco pesquisadores: Jean Monteiro Lima (IFMG), Diego Guimarães Florencio Pujoni (UFMG), Ludmila Silva Brighenti (UEMG), José Fernandes Bezerra Neto (UFMG) e Francisco Antônio Rodrigues Barbosa (UFMG).

Intitulado Características hidroclimáticas do Parque Estadual do Rio Doce (MG), o artigo utilizou como modelo de estudos as medições feitas na Lagoa Carioca. Prof. Fulvio explica que estudos como esse são importantes porque “demonstram a estreita relação e impactos diretos de variações climáticas sobre os ecossistemas aquáticos, que são essenciais para a manutenção do equilíbrio e interações floresta/lagos”.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Sobre a revista

Publicada desde abril de 2008, a Revista MG.Biota foi pensada com a missão de disseminar o resultado das pesquisas científicas autorizadas e realizadas nas Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas - IEF, democratizando o conhecimento acumulado através dos estudos feitos e oportunizando a todo público interessado ampliar a percepção do meio ambiente no qual está inserido, assim como ter uma melhor compreensão da biodiversidade de Minas Gerais. Saiba mais!

Veja também

Laboratório de Climatologia do IFMG-GV

Professor apresenta relatório técnico-científico para subsidiar entrada de municípios na Sudene

TCC de egressa de Tecnologia em Gestão Ambiental é publicado em revista inaugural do Igam