Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG sedia cerimônia de premiação regional dos estudantes medalhistas na 16ª OBMEP

Na maior olimpíada científica do Brasil, 29 alunos da regional de Governador Valadares conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Evento para entrega dos prêmios acontece na sexta-feira (02), às 14h, no auditório do Campus
por Comunicação publicado: 01/09/2022 10h22, última modificação: 01/09/2022 10h27

O IFMG - Campus Governador Valadares vai sediar a cerimônia de premiação regional da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento ocorre na próxima sexta-feira, dia 02 de setembro, às 14h. Participarão da abertura representantes do IFMG, da Superintendência Regional de Ensino (SRE) e da Coordenação Regional da OBMEP.

Na sequência, ocorrerá a entrega das medalhas de prata e bronze e menções honrosas (certificados) a dezenas de estudantes de escolas públicas e privadas da cidade e região que se destacaram na OBMEP, maior olimpíada científica do Brasil. As medalhas de ouro serão repassadas aos estudantes em um evento nacional, em Salvador, com a presença dos ministros da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O coordenador regional da OBMEP, Carlos Torrente, explica sobre a atuação de Governador Valadares e demais cidades do entorno na competição. “Nossa regional é formada pelos Vales do Aço, Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, envolvendo 171 municípios e um total de 1.088 escolas públicas e privadas”. O coordenador detalha ainda como se dá a participação de estudantes da região. “Na 1ª fase da OBMEP, anualmente, temos em média 360 mil estudantes inscritos na competição. Para a 2ª fase, classificam-se em torno de 5% desses participantes. Nesta edição da Olimpíada, pelos municípios da nossa regional, foram 175 medalhistas. Só na regional de Governador Valadares tivemos 29 medalhistas, sendo duas de ouro, quatro de prata, e 23 de bronze”, ressaltou Carlos.

A única medalha de ouro de Governador Valadares foi conquistada por Rafhael Freitas Cupertino, egresso do curso técnico em Segurança do Trabalho do IFMG-GV. Com o feito, classificou-se em 1º lugar geral entre os cinco Institutos Federais do estado de Minas Gerais.

Pela cidade, além de estudantes do IFMG, sagraram-se medalhistas na 16ª OBMEP discentes da Escola SESI Abílio Rodrigues Patto, das Escolas Estaduais Pedro Ribeiro Cavalcante Filho, Prefeito Joaquim Pedro Nascimento, Israel Pinheiro, Theolinda de Souza Carmo, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e Colégio Ibituruna.

Durante a cerimônia, também ocorrerá a entrega das medalhas e certificados de honra ao mérito a estudantes do IFMG-GV premiados na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF 2021) e nas três últimas edições da Olimpíada Canguru de Matemática.

Sobre a OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio. A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Alunos medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.