Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Literatura Contemporânea em alta no Diálogos

Literatura Contemporânea em alta no Diálogos

publicado: 21/10/2023 19h48, última modificação: 21/10/2023 19h53

Após breve pausa de um mês, suficiente para deixar todos com saudade, o projeto Diálogos retornou às suas atividades normais. Dessa vez, com um texto de uma autora brasileira contemporânea, com o intuito de valorizar uma produção da literatura nacional.

Nessa edição, o texto discutido foi “A caixa”, de Veronica Stigger, indicado pelo coordenador do projeto, prof. Wanderson Batista (Língua Portuguesa e Redação), que explanou brevemente a linha do tempo de todos os encontros deste ano, apresentou uma breve biografia da autora e teceu comentários sobre o livro do qual foi retirado o conto em questão (“Sombrio Ermo Turvo”).

O público participou ativamente e trouxe para a discussão análises e pontos de vista intrigantes que incrementaram o momento e possibilitaram a exploração de muitas temáticas.
A profa. Débora Braga (Inglês e Literatura) falou brevemente sobre a importância do combate ao câncer de mama, uma vez que esse é o foco do “Outubro Rosa”. Foram distribuídos, inclusive, laços e panfletos com orientações sobre a prevenção desse tipo de câncer.

O encontro contou também, desta vez, com a participação dos integrantes do projeto “IF Dance” – professoras Allynne Avylla Alves e Débora Rosa Nascimento (coordenadoras) e Nicoly Victória Coelho, Ana Thereza dos Santos e Júlia Costa Saraiva, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA) – que colocaram todo mundo para se movimentar, o que trouxe mais leveza e descontração para o momento.
Seguem alguns comentários sobre o encontro e sobre o texto de alunos que participaram:

“Quando eu li em casa, eu não achei ele tão aberto para pensar de formas diferentes, mas o Diálogos já me trouxe pontos de vista diferentes, que me fizeram, portanto, pensar diferente. O texto inicialmente, para mim, foi algo muito misterioso, que não entendia bem o início, e muito menos o final. Porém, escutando as outras interpretações, achei muito interessante. Já sobre o Diálogos, vou me voluntariar ano que vem, mais uma vez. É o melhor projeto de extensão do IFMG, que envolve literatura, e eu amo cada encontro, cada vez mais. Deixo o convite para quem quiser participar!” (Emily de Souza, 1º TST)

“O Diálogos foi uma ótima experiência, como sempre. Participo desde o 1º ano, fico feliz em ter essa oportunidade, sempre é muito legal. É edificante para qualquer pessoa. Eu espero muito pelo próximo; torço para que as pessoas percam um pouco da timidez e desenvolvam e aprofundem mais nas discussões.” (Ramsés Viana, 2º TMA)

“Foi o melhor de todos até agora. O texto oferece muitas teorias, o que faz ser difícil chegar a um consenso comum, mas colore a discussão. Recomendo demais o projeto, ele te força a usar sua imaginação, sua percepção. Estou com muitas expectativas para os próximos, que vai ser de um autor que conheço há um bom tempo – Rubem Braga. Eu gostei, vou continuar frequentando e recomendo!” (Yllion Emanuel, 1º TED)

Após esses depoimentos, deixamos também o convite para o último encontro que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, às 13h15, no auditório do campus. Será melhor ainda com a sua presença!

O texto acima foi escrito pelos estudantes Artur Abner Nunes Silva, Flávio Vinícius de Araújo Vitor Marino, Luana Coelho Vaz & Rikelvy Rodrigues Campos, alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA). Todos são voluntários do Projeto Diálogos em 2023. Os alunos foram tutorados pelo professor Wanderson Batista.