Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NEABI promove discussão sobre o povo Maxacali durante Abril Indígena

NEABI promove discussão sobre o povo Maxacali durante Abril Indígena

publicado: 17/04/2018 07h30, última modificação: 17/04/2018 08h15

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMG - Campus Governador Valadares organizou, nos dias 11 e 12 de abril, uma importante roda de conversa sobre os povos indígenas de nossa região. Intitulado "O povo do canto: Maxakali do Mucuri", o evento contou com a participação do historiador Pablo Matos Camargo e da pedagoga Eliete Xavier de Oliveira, ambos indigenistas da Fundação Nacional do Índio (FUNAI/MG-ES).

Foram discutidos, entre outros temas, a história dos povos indígenas no Brasil e em Minas Gerais, a história do povo Maxakali, sua cultura, religião, a atenção à saúde indígena, conflitos agrários, choque cultural e desafios para preservação da cultura indígena no Brasil.

Segundo os organizadores, a roda de conversa permitiu um debate plural e democrático sobre a situação dos povos indígenas em nossa região. Além disso, forneceu importantes informações sobre o povo Maxakali, que será visitado por estudantes e servidores no próximo dia 19. O evento contou com a participação de mais de 140 estudantes, servidores e comunidade externa.