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Orientações para Aproveitamento de Estudos (AE) e Aproveitamento de Conhecimento e Experiências Anteriores (ACEA)

O procedimento é destinado para alunos da pós-graduação, dos cursos superiores e do técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. Deverá ser feito entre os dias 04 a 08 de abril por meio de formulário próprio
por Comunicação publicado: 29/03/2022 10h05, última modificação: 07/04/2022 10h10

Os alunos da Pós-Graduação, dos Cursos Superiores (Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental) e do Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho que desejam requerer Aproveitamento de Estudos (AE) e/ou Aproveitamento de Conhecimento e Experiências Anteriores (ACEA) devem seguir os seguintes procedimentos:

1. Tomar conhecimento das normas dispostas no Regulamento de Ensino:

- Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia se Minas Gerais – Campus Governador Valadares (do artigo 38 ao artigo 44).  Consulte AQUI

- Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação (do artigo 56 ao artigo 69). Consulte AQUI

- Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (do artigo 56 ao artigo 68). Consulte AQUI


2. Para a
Pós-Graduação só é permitido o Aproveitamento de Estudos, sendo possível somente para disciplinas cursadas e aprovadas em mesmo nível de ensino no IFMG ou em outras instituições.


3. Enviar os documentos necessários em via digital, em formato PDF, para o e-mail¹ da coordenação de curso. O título do e-mail, conforme o caso, deve ser “AE - nome do aluno” ou “ACEA – nome do aluno”.

a) É necessário anexar o formulário de requerimento devidamente preenchido e assinado. Seguem abaixo:

Formulário de Requerimento de AE

Formulário de Requerimento de ACEA


b) Para AE, além do Formulário de Requerimento, é necessário:

i. Anexar o histórico escolar para comprovar a realização da disciplina cursada.

ii. Anexar a ementa da disciplina cursada.  

  • Os documentos emitidos pela Instituição de Ensino (IE) de origem, devem estar assinados eletronicamente ou por meio de assinatura convencional.
  • Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE que evidencie a carga horária equivalente a um (1) crédito para aquela instituição.
    • Se os resultados nas disciplinas forem expressos em conceitos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE apontando a equivalência entre conceitos e pontuação.

  1. Os documentos serão analisados pela coordenação e caso seja necessário, por meio de agendamento, será marcado momento presencial para apresentação das vias originais.
  2. O período para envio virtual dos requerimentos de AE e ACEA será de 04 a 08 de abril.
  3. A disciplinas aprovadas poderão ser consultadas no Conecta (MeuIFMG) na data provável de 27 de maio de 2022.
  4. Casos omissos serão analisados pelas coordenações de curso.
     

Coordenações

E-mails¹

Pós-Graduação

possegurancadotrabalho.ifmggv@ifmg.edu.br

Engenharia Ambiental

e Sanitária

 
coordenacao.eas.gv@ifmg.edu.br

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

coenp.gv@ifmg.edu.br

Tecnologia em

Gestão Ambiental


coordenacao.tga.gv@ifmg.edu.br

Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho


coordenacao.tst.gv@ifmg.edu.br