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Orientações para Aproveitamento de Estudos (AE) e Aproveitamento de Conhecimento e Experiências Anteriores (ACEA)

O procedimento é destinado aos alunos dos cursos superiores e técnico subsequente em Segurança do Trabalho e deverá ser feito entre os dias 13 a 20 de outubro por meio de formulário próprio.
por Comunicação publicado: 03/10/2022 18h01, última modificação: 12/10/2022 16h56

Os alunos dos Cursos Superiores (Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Gestão Ambiental) e do Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho que desejam requerer Aproveitamento de Estudos (AE) e/ou Aproveitamento de Conhecimento e Experiências Anteriores (ACEA) devem seguir os seguintes procedimentos:

     1. Tomar conhecimento das normas dispostas no Regulamento de Ensino:

- Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação (do artigo 56 ao artigo 69). Consulte AQUI

- Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (do artigo 56 ao artigo 68). Consulte AQUI


     2. Enviar os documentos necessários em via digital, em formato PDF, para o e-mail¹ da coordenação de curso. O título do e-mail, conforme o caso, deve ser “AE - nome do aluno” ou “ACEA – nome do aluno”.

a) É necessário anexar o formulário de requerimento devidamente preenchido e assinado. Nesse ponto, importante ressaltar que cada pedido de aproveitamento deve ter seu próprio formulário. Seguem abaixo:

Formulário de Requerimento de AE

Formulário de Requerimento de ACEA 

b) Para AE, além do Formulário de Requerimento, é necessário:

i. Anexar o histórico escolar para comprovar a realização da disciplina cursada.

ii. Anexar a ementa da disciplina cursada.  

  • Os documentos emitidos pela Instituição de Ensino (IE) de origem, devem estar assinados eletronicamente ou por meio de assinatura convencional.
  • Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE que evidencie a carga horária equivalente a um (1) crédito para aquela instituição.
  • Se os resultados nas disciplinas forem expressos em conceitos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE apontando a equivalência entre conceitos e pontuação.

 

1. Os documentos serão analisados pela coordenação e caso seja necessário, por meio de agendamento, será marcado momento presencial para apresentação das vias originais.

2. O período para envio virtual dos requerimentos de AE e ACEA será de 13 a 20 de outubro.

3. A disciplinas aprovadas poderão ser consultadas no Conecta (MeuIFMG) na data provável de 18 de novembro de 2022.

4. Casos omissos serão analisados pelas coordenações de curso.

Coordenações

E-mails¹

Engenharia Ambiental

e Sanitária

 
coordenacao.eas.gv@ifmg.edu.br

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

coenp.gv@ifmg.edu.br

Tecnologia em

Gestão Ambiental


coordenacao.tga.gv@ifmg.edu.br

Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho


coordenacao.tst.gv@ifmg.edu.br