Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede Federal lança obra sobre experiências de internacionalização

Rede Federal lança obra sobre experiências de internacionalização

E-book "Vozes da Internacionalização" apresenta relatos de servidores e estudantes sobre o tema
publicado: 19/12/2023 11h24, última modificação: 19/12/2023 11h24

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou na primeira semana de dezembro o e-book "Vozes da Internacionalização", que narra a história de egressos, discentes e servidores que viveram a internacionalização por meio dos Institutos Federais ao longo dos últimos 15 anos. A publicação foi proposta pelos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho (Forinter) e publicada pela editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Os textos para compor o “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica” foram escolhidos a partir do Edital Conif/AI 09. A proposta da publicação digital é apresentar uma coletânea de narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização da Rede Federal.

A obra dá um panorama da internacionalização e do seu significado para a vida dos servidores e estudantes da Rede Federal. "À medida que se navega por esse e-book, vários textos e várias vozes mostram como a internacionalização impactou a vida dessas pessoas", pontuou Rodrigo Lemos, assessor internacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro e proponente do projeto de criação do livro. O lançamento ocorreu no dia 7 de dezembro, em Brasília, durante ações comemorativas aos 15 anos da Rede Federal.

ACESSE O E-BOOK

Experiências mineiras

Experiências internacionaisDuas experiências do IFMG estão entre os relatos do livro. A estudante de Arquitetura e Urbanismo do Campus Santa Luzia, Alda Maria dos Santos, é autora do relato "Amizade, fraternidade e benevolência: histórias cruzadas através da Internacionalização". Participante do programa Internacionaliza IFMG no 1º semestre de 2023, junto da estudante de Letras Isabela Lima Santos - Campus Congonhas -, Alda fala sobre a experiência sob a ótica das relações pessoais desenvolvidas durante o período do intercâmbio.

E é de autoria da ex-diretora de Relações Internacionais, Simone Garcia de Oliveira, o texto "Alunos do IFMG em Mobilidade Acadêmica: uma jornada de saber, culturas e desafios", que mostra a dinâmica do programa Internacionaliza em 2022/2023, com a seleção de cinco estudantes para intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Fonte: Portal IFMG / Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif