Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Startup Weekend GV 2023: Campus sedia maratona de empreendedorismo e inovação

Startup Weekend GV 2023: Campus sedia maratona de empreendedorismo e inovação

O evento reuniu estudantes, docentes, empreendedores e investidores em maratona colaborativa que durou 54 horas. Três ideias de negócios sagraram-se vencedoras e foram premiadas com mentoria e site próprio.
por Comunicação publicado: 19/06/2023 14h29, última modificação: 19/06/2023 16h25

O IFMG Campus Governador Valadares foi palco de um dos mais importantes eventos internacionais de empreendedorismo, tecnologia e inovação: o Startup Weekend (SW), iniciativa já realizada em mais de 170 países de todos os continentes. A edição GV 2023 do evento, ocorrida em maio, proporcionou aos participantes muito networking, conexão e possibilidades de negócios.

Empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se uniram, numa maratona que durou 54 horas, para compartilhar ideias, formar equipes e encarar o desafio de criar e desenvolver uma nova empresa do zero, transformando ideias em negócios viáveis. Tudo isso durante um final de semana.

Passo a passo

O primeiro dia, sexta-feira à noite, ficou por conta do lançamento das ideias no formato de pitches; seguindo adiante as mais bem votadas. Com base na afinidade dos participantes, as equipes foram constituídas. A validação das hipóteses e o desenvolvimento inicial do modelo de negócio foram trabalhados ao longo do sábado e domingo. Nessa fase, as equipes receberam mentoria de empreendedores e profissionais experientes que apontaram as melhores estratégias e caminhos para o êxito do projeto.

O encerramento, na noite do domingo, se deu com a apresentação das propostas de negócios à comissão julgadora. A disputa entre as equipes foi apertada. Os jurados tiveram muito trabalho para escolher entre as excelentes ideias de startups. Veja o ranking das vencedoras:

1° lugar: Empresa JobFree, com a ideia de criar uma plataforma onde pessoas poderiam ofertar empregos de freelancers (ex.: garçom) e na mesma plataforma pessoas que precisam de um emprego de freelancer se candidatariam para essa vaga.

2° lugar: Equipe Plantar Vida, com a ideia de distribuição de kits de hortifruti cultivados por pequenos produtores, a um custo acessível ao consumidor final.

3° lugar: Cozinha do Chef, com a ideia de criar kits de alimentação saudável e de qualidade, que ficam prontos em 15 minutos (uma vez que já são pré-cozidos e embalados a vácuo), preparados por um chef de cozinha experiente, que serão entregues a cada 15 ou 21 dias, a depender do pacote contratado.

Premiação

O Startup Weekend GV 2023 ofertou diversas premiações aos participantes e vencedores, com destaque para mentoria jurídica e contábil para as três primeiras colocadas ofertadas, respectivamente, pela empresa InHands e pela empresa Coelho Contabilidade Digital. A equipe que conquistou o pódio ganhou ainda um site desenvolvido pela empresa 20/20 e Estratégia de Marketing Digital ofertado pela empresa Na Rede Assessoria Digital.

Confira a seguir alguns depoimentos de integrantes da equipe organizadora e demais participantes sobre o evento!

Thalita Rabelo Almeida dos Santos (professora da área de Engenharia de Produção do IFMG-GV)
“Estar na equipe de organização do Startup Weekend GV 2023 foi uma experiência única. Em um final de semana vimos pessoas tímidas, sem nenhuma experiência no mundo dos negócios, criarem, do zero, startups incríveis e se consagrarem como heróis. Foi um prestígio e uma honra receber em nosso Instituto um evento global de tamanha magnitude. O Startup Weekend é um dos maiores eventos de inovação da atualidade, e ter sido realizado em nosso campus foi maravilhoso. Como organização, somos muito gratos pelas portas abertas pelo campus e por todo apoio que tivemos desde o início do projeto”.

Vitória Pereira dos Santos (bolsista do projeto VueiGV do IFMG-GV)
"Participar do SW foi uma aventura, muito diferente do que imaginei. Senti um mix de emoções em que ora estava eufórica, ora com medo de não conseguir fazer as atividades propostas no tempo certo. Participar desse evento foi uma experiência única que nunca esquecerei, pois foi muito desafiador e aprendi muito sobre trabalhar em equipe e controle emocional".

Alisson da Cunha Genelhu (aluno do 7° período de Engenharia de Produção do IFMG-GV)
“Participar do SW foi uma experiência incrível e única, superior a qualquer expectativa. Foi um final de semana de muita produtividade e trabalho em equipe, com vários desafios e muita superação. Muito grato por ter participado desse evento e por todo aprendizado adquirido com os mentores e participantes”.

Tatiana Gonçalves Pereira (membro da equipe organizadora e bolsista do projeto VueiGV do IFMG-GV)
"Organizar um evento com a estrutura que o Startup Weekend exige é sempre um desafio. Vivencia-se o gerenciamento de projetos, onde é necessário o start com a aplicação do desejo de se organizar um SW no site da Techstars, que é a mantenedora do evento. Logo em seguida, precisamos planejar, executar, monitorar e encerrar o evento. Acreditem, o SW não acaba no domingo à noite. (rsrs) Exercitamos também a liderança, o relacionamento interpessoal e a resiliência. É muito gratificante colocar em prática a teoria  que nos foi dada em sala de aula na organização de um evento como o Startup Weekend".