Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tecnologias e Currículo é tema de artigo de professores da área de Matemática

Tecnologias e Currículo é tema de artigo de professores da área de Matemática

publicado: 27/11/2017 08h14, última modificação: 27/11/2017 08h14

Para compreender como se dá o processo de integração das tecnologias digitais da informação e da comunicação ao currículo escolar, foi desenvolvido o artigo Tecnologias e Currículo: Impactos na prática educativa e no papel do professor. O trabalho acaba de ser publicado na Revista Plures Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) de Ribeirão Preto/SP.

Assinam o estudo Francismara Guerra e Carlito Balbino, docentes da área de Matemática do IFMG – Campus Governador Valadares, e Ana Maria Moreira, professora da Escola Estadual Padre Bevenuto (Jequeri/MG).

A necessidade desse trabalho surgiu do fato de que as tecnologias digitais da informação e da comunicação não são empregadas, constantemente, de forma construtiva no ensino, pois os professores não têm os devidos parâmetros e orientação para o uso das mesmas”, explica Guerra.

Desenvolvimento

A metodologia empregada consistiu em uma análise de relatos de profissionais da educação sobre a forma como são aplicados os recursos tecnológicos no contexto escolar; seus impactos no desenvolvimento do currículo e o papel do professor nesse processo.

Resultados

De acordo com os autores, foi possível identificar que os impactos esperados estão presentes em um discurso ideológico, em um contexto futuro, no qual se observariam mudanças no papel e na formação do professor, melhorias nas estruturas escolares e novo posicionamento das políticas públicas. Mas, quando empregadas, o uso das tecnologias é realmente eficaz e o papel do professor nessa integração é primordial e essencial, pois favorece a efetivação de uma educação que torna os sujeitos autores do conhecimento.