Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Voltas às aulas: alegria e alívio marcam o retorno das atividades presenciais
conteúdo

Notícias

Voltas às aulas: alegria e alívio marcam o retorno das atividades presenciais

Boas-vindas aos calouros e veteranos contou com atividades diversas, entre sessões informativas, gincanas, e orientações sobre o cumprimento dos protocolos de biossegurança contra a covid-19
por Comunicação publicado: 20/02/2022 09h28, última modificação: 20/02/2022 10h15

Depois de 694 dias sem aulas presenciais (suspensas em 18/03/2020) devido à pandemia da covid-19, o IFMG - Campus Governador Valadares deu início ao ano letivo de 2022 de forma 100% presencial. 

Na primeira etapa de acolhimento, inaugurada no dia 10 de fevereiro, foram recepcionados os calouros e veteranos dos cursos técnicos Integrados e os veteranos dos cursos superiores de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental, e do técnico subsequente em Segurança do Trabalho.

A recepção de boas-vindas aos discentes teve sessões informativas com representantes das direções, coordenações de curso, professores e técnicos das unidades administrativas, além de um tour pelos diversos ambientes do campus. Para os estudantes do técnico Integrado a programação foi incrementada com dinâmicas, gincana e cerimônia de apadrinhamento dos calouros pelos alunos dos 3o anos. Tudo isso para que pudessem se ambientar com a realidade institucional e desfrutar de um semestre produtivo.

Mensagem institucional

Volta às Aulas 2022/1 - boas-vindas Direção GeralO Diretor Geral do Campus, professor Willerson Custódio da Silva, comemorou a retomada. “É um momento de enorme alegria podermos receber os alunos de forma presencial. Todos os servidores trabalharam muito para que pudéssemos oferecer ao corpo discente a melhor experiência acadêmica. Desejamos que vocês aproveitem ao máximo nossos docentes e técnicos administrativos, profissionais altamente qualificados, e também nossas estruturas. Contem conosco para a jornada educativa que se inicia”, declarou.

O Diretor de Ensino, professor Tonimar Senra, também celebrou o momento e reforçou a necessidade de a comunidade respeitar as medidas de segurança, lembrando que a pandemia ainda não acabou. “Graças à vacinação e outros esforços coletivos contra a covid-19, conseguimos inaugurar essa nova fase. Um sinal importante de que estamos, aos poucos, recuperando a rotina ‘normal’ da vida escolar. Contudo, para mantermos essa condição do convívio presencial, é imprescindível os esforços individuais de cumprimento dos protocolos de biossegurança de forma a garantirmos um ambiente seguro para todos”.

De volta à boa rotina

Ansiosos e cheios de boas expectativas, estudantes e professores puderam, enfim, cessar a frustração do isolamento e dos encontros mediados, há meses, pelas telas. As saudações calorosas de outrora, claro, não puderam estar presentes por conta das medidas de biossegurança. Ainda assim não faltaram sorrisos, dessa vez manifestos pelos olhares.

Volta_às_aulas 2022/1_Miguel Franklin_aluno 1o TED

Alívio parece ser o sentimento que predomina entre os calouros pelo fato de não mais precisarem estudar, exclusivamente, pelo computador. Esse é o caso de Miguel Franklin Lima Ribeiro Nunes, de 15 anos, aluno do 1o ano do curso técnico Integrado em Edificações (TED). “Tive a sorte de começar no instituto já com aulas presenciais. Digo sorte porque sou muito falante, gosto de ver a cara da pessoa, falar diretamente com ela. E também porque não sou muito bom com informática, internet, essas coisas”, risos. E continuou: “Além disso, tem o fato de o campus ser bem legal, espaçoso, com muito verde, uma lagoa maravilhosa, a gente fica relaxado aqui, é um espaço que nos acalma”, avaliou.

A descontração do estudante ao posar para a foto revela a satisfação de se tornar aluno do IFMG. “É muito prazeroso ser estudante do Instituto Federal, porque a formação aqui é muito boa e poderá agregar muito ao meu futuro. É uma instituição séria, onde os professores sabem ensinar. E eu quero ser sério, ter mais responsabilidade. Sei que as pessoas que vem pra cá tem um futuro brilhante e eu queria isso pra mim. E também, ao concluir o curso técnico, quero trabalhar e ajudar a gerar renda para a minha família”, declarou Miguel.

Volta_às_aulas 2022/1_Maísa Lopes_aluna 3o TMAQuem também está animada com o retorno presencial é Maísa Lopes, 17 anos, do 3o ano do curso técnico Integrado em Meio Ambiente. A jovem classificou como “bastante nostálgico” a retomada das atividades presenciais após quase dois anos sem pisar no campus. “Parece que eu estava numas férias muito longas e voltei de uma só vez, a [rotina] voltou sacudindo tudo, sabe? É muita emoção, muita ansiedade”, explicou.

Maísa comentou como foi a experiência de estudar remotamente e seus planos futuros.  “O ensino remoto, nesses dois anos do ensino médio, foi bastante difícil no início para acostumar, criar uma rotina... para tudo! A expectativa para 2022 é de realmente ser um ano para finalizar [o curso] com chave de ouro. Poder voltar com tudo, conseguir concentrar novamente nos estudos e aprender bastante para poder fazer o Enem”, revela a adolescente que pretende cursar medicina veterinária.

Sentimento parecido ao de Miguel e Maísa é relatado por Raul Junior Gomes, de 21 anos, aluno do 3o período de Engenharia de Produção. Ele celebra a oportunidade de vivenciar a graduação de forma mais integral. ““Estou muito feliz que as aulas voltaram presenciais porque no ensino remoto é bem mais complicado pra gente poder aprender, tirar dúvida... Tô amando o campus, muito bonito, um lugar incrível e cheio de pessoas incríveis também. Já fiz bastante amizade”.

Veja o ÁLBUM DE FOTOS da Volta às Aulas 2022/1

Retorno seguro

Meses antes do retorno presencial das atividades letivas, o Campus iniciou a preparação e adaptação da sua estrutura física, conforme exigências de órgãos municipais e da saúde, de modo a garantir um retorno seguro a toda a comunidade acadêmica.

Todos os espaços comuns aos alunos e servidores foram devidamente sinalizados e com a disponibilização de itens de antissepsia.Todos os protocolos de segurança, como uso obrigatório de máscaras em todas as dependências, higienização constante das mãos com água e sabão, utilização de álcool em gel, ventilação nas salas de aula e escalonamento de intervalos, foram adotados. O cumprimento das medidas serão rigorosamente acompanhados pela instituição. Acesse a cartilha com as orientações.

Comprovante vacinal

Para acessar as dependências do Campus, alunos, professores, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e pessoas da comunidade devem apresentar seus comprovantes de esquema vacinal completo contra a Covid-19, exceto nos casos de expressa impossibilidade clínica atestada por relatório médico. A medida foi amplamente divulgada em dezembro e é baseada na Portaria nº 846/2021.

Estudantes e servidores públicos que não se vacinaram nem seguirem os protocolos de biossegurança estarão sujeitos a faltas e sanções disciplinares

Para o primeiro semestre de 2022 são esperados cerca de 1.240 alunos, distribuídos entre os cursos técnicos e superiores, nos períodos diurno e noturno. Em março começarão as atividades letivas dos calouros dos cursos superiores, do técnico subsequente em Segurança do Trabalho e da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.