conteúdo

Apresentação

publicado 16/04/2021 13h37, última modificação 16/04/2021 13h37

A Educação a Distância do IFMG está organizada de forma transversal e conta com atuação das Pró-reitorias, das Diretorias Sistêmicas e dos campi na execução dos projetos e ações constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). No âmbito do modelo de gestão, a EaD do IFMG é considerada projeto estratégico de Desenvolvimento Institucional que, por meio da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD), propõem políticas para a modalidade de forma conjunta com as Pró-Reitorias e campi, visando sua institucionalização no IFMG. 

 

A CEAD incorpora as atividades do antigo Núcleo de Apoio à Educação a Distância (NEAD), cujas competências estão previstas na Resolução CONSUP nº 17, de 03 de maio de 2019. Além da CEAD/NEAD, a EaD do IFMG conta também com o Comitê Permanente de Assessoramento em Educação a Distância (COPEAD) composto por representantes institucionais dos campi e outras unidades gestoras. 

 

A CEAD/NEAD é, portanto, a unidade responsável por apoiar a Educação a Distância do IFMG. Vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), a Coordenadoria atua no oferecimento de apoio técnico operacional nas áreas institucional, pedagógica e tecnológica junto aos campi, na implantação e desenvolvimento de projetos, cursos e programas da modalidade. 

São competências da CEAD/NEAD prevista na Resolução CONSUP nº 17/2019:

  1. Assessorar as Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas e os campi do IFMG na gestão de EaD; 

  2. Colaborar com os campi no desenvolvimento dos processos de credenciamento e acompanhamento de polos de apoio presenciais; 

  3. Supervisionar o uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem em EaD; 

  4. Orientar a atualização de tecnologias da informação e comunicação, materiais didáticos e metodologias, bem como a normatização de uso dos equipamentos e espaços; 

  5. Desenvolver e coordenar o Programa Institucional de Formação Continuada em EaD do IFMG, em conjunto com a PROGEP e PROEX.

A CEAD/NEAD ainda no plano do apoio institucional colabora com a gestão dos programas externos de Educação a Distância (Universidade Aberta do Brasil – UAB e Rede e-Tec Brasil). As ações de apoio da CEAD ocorrem em ciclos específicos de pactuação com o MEC e os campi do IFMG, particularmente, no oferecimento de suporte ao processo de planejamento das ofertas. Após os acordos de pactuação, o IFMG encaminha a seleção e escolha de Coordenação Institucional para execução dos programas federais de fomento.