Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho visitam UHE Baguari

Alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho visitam UHE Baguari

publicado: 12/06/2019 10h20, última modificação: 12/06/2019 14h31

Trinta e dois estudantes do 3º ano do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST) do IFMG – Campus Governador participaram de uma visita técnica na Usina Hidroelétrica (UHE) de Baguari, localizada no leito do Rio Doce, em Governador Valadares, local conhecido no passado como Cachoeira da Fumaça. A UHE Baguari ocupa também as cidades de Periquito, Alpercata, Fernandes Tourinho, Sobrália e Iapu, todas localizadas em Minas Gerais.

A atividade, realizada no dia 31 de maio, ocorreu no âmbito da disciplina de Física, ministrada pelo prof. Valcimar Silva de Andrade. Também contou com a participação da profª de História Joelma Aparecida do Nascimento.

Os alunos foram recebidos pela coordenadora ambiental da usina, Micheline Cristina Fialho Rodrigues. A visita foi iniciada com a entrega de EPIs e uma breve apresentação do histórico de criação da Usina, alguns detalhes técnicos como tipo de usina, capacidade de geração, extensão do reservatório, tipos de turbinas, programas ambientais, normas de segurança.

Durante a visita os alunos puderam ter acesso à casa de força, sala de controle, vertedouro, barragem, tomada d'água, canal de fuga e sistema de transposição de peixes. O acesso foi acompanhado de uma breve explanação sobre a função de cada uma das estruturas no importante processo de conversão da energia mecânica das águas em energia eletromagnética (indução eletromagnética). Aspectos de segurança e alguns conceitos físicos foram relembrados durante toda a visita.

Avaliação positiva dos participantes

“A visita à UHE Baguari foi ótima! Aprendemos sobre a segurança em locais com grande risco elétrico, procedimentos adotados pela empresa para evitar riscos com choque elétrico, além de aliarmos com o que aprendemos nas aulas de Física. Vejo que esta atividade é muito importante para a formação acadêmica, uma vez que essa associação fez com que pudéssemos ver a segurança do trabalho e a física na prática, além de conhecermos como é produzida a energia que utilizamos em casa”, avaliou Nilson Carlos de Andrade.

“A visita à Usina Hidroelétrica de Baguari foi uma ótima experiência para minha formação enquanto técnica em segurança do trabalho. Pude ver, na prática, a implantação das normas regulamentadoras na empresa, o funcionamento da usina e a criação de energia elétrica, além dos conceitos físicos estudados em sala de aula”, opinou Sara Carvalho da Silva.

Segundo prof. Valcimar, a visita à UHE Baguari é uma oportunidade e tanto para uma formação integrada, como é o caso do curso técnico em segurança do trabalho do IFMG Campus Governador Valadares: "Os alunos puderam ver aplicações diretas dos conceitos físicos abordados nesta etapa do curso, que se referem a campo elétrico, circuitos elétricos, potência, e ainda aos conceitos de sua formação técnica na área de segurança do trabalho aplicados a instalações e serviços em eletricidade".  O docente ainda lembra e agradece o esforço conjunto empreendido para que a visita ocorresse. "Estamos nas tratativas para levar essa e outra turma desde março, e graças ao apoio da Coordenação de Extensão do Campus e auxílio do pessoal da Usina a visita pôde ser realizada. Vivemos um cenário de dificuldades financeiras que acabam restringindo esse tipo de atividade, que é fundamental para a melhor formação dos nossos alunos".

Sobre a UHE Baguari

O Consórcio responsável pela UHE Baguari  foi constituído em 2006 pela sociedade entre Baguari I (51%), controlada integralmente pelo Grupo Neoenergia, e a Baguari Energia (49%), composta pela Cemig Geração e Transmissão (34%) e Furnas (15%), é responsável pelo projeto, construção e operação da usina. No dia 9 de setembro de 2009, a usina iniciou a operação de suas quatro máquinas geradoras, com 35 megawatts (MW) cada. Juntas, elas podem atingir a capacidade de 140MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 450 mil habitantes.

Atualmente, a UHE Baguari, que é do tipo fio d'água, opera apenas com duas turbinas, mas havendo vazão suficiente no futuro (período de chuvas na Bacia) a usina poderá operar a plena carga com suas quatros turbinas. A UHE Baguari faz despacho de potência para o SIN - Sistema Interligado Nacional.

Crédito de fotos: UHE Baguari