Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes conquistam medalhas de ouro e prata em competição internacional de matemática
conteúdo

Notícias

Estudantes conquistam medalhas de ouro e prata em competição internacional de matemática

Organizados em equipes, 64 estudantes dos cursos técnicos Integrados participaram da 11a edição brasileira da Olimpíada Internacional Mathématiques sans Frontières (OIMSF). O bom resultado garantiu vaga na delegação brasileira para olimpíadas internacionais em 2023.
por Comunicação publicado: 08/12/2022 13h49, última modificação: 12/12/2022 09h59

O ano se encerra com mais vitórias dos nossos estudantes dos cursos técnicos Integrados. Dessa vez na edição brasileira da Olimpíada Internacional Mathématiques sans Frontières (OIMSF/2022). Três equipes formadas ao todo por 64 estudantes dos 1os, 2os e 3os anos dos cursos de Edificações (TED), Meio Ambiente (TMA) e Segurança do Trabalho (TST) conquistaram medalhas de prata e ouro na etapa nacional.

Os discentes contaram com o apoio e orientação dos professores de Matemática Ana Catarina Roque, Bruno Bragança e Deise Nunes de Arruda Borel.

Setenta mil estudantes de 1.177 escolas públicas e privadas de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, organizados em 6.458 equipes participaram da competição. No mundo, a organização estima que foram 300 mil estudantes em 29 países.

As escolas com classes premiadas na edição 2022 da OIMSF serão convidadas a integrar a delegação brasileira para olimpíadas internacionais em 2023 e receberão premiações especiais.

Conheça as equipes vencedoras

Equipe 1º ano dos cursos técnicos Integrados (TED, TMA e TST) - Medalha de Prata nas etapas Regional/Sudeste e Nacional 

 

Ana Heloisa Morais Assunção; Ana Luiza Venuto Azevedo; Anthony André Soares de Santana; Brenda Ferreira Jordão; Hugo Carvalho de Souza; Joao Pedro Ferreira Martins Carvalho; Júlia Marcelino de Vasconcelos; Laura Viana Gomes; Leinad Lais Alves; Lucas Dias Cler; Luka Chaves Silva; Maria Clara da Silva Lelé; Maria Eduarda Costa Cardoso; Maria Luiza Ferreira; Mariana Pimentel Silva; Mariana Yoza Dutra; Marihelly Medeiros Silva; Miguel Franklin Lima Ribeiro Nunes; Samantha Marques Jordão; Thiago Cruzeiro Barbosa Pinho.

Equipe 2º ano dos cursos técnicos Integrados (TED, TMA e TST) - Medalha de Ouro nas etapas Regional/Sudeste e Nacional 

Ana Clara Lopes Coelho Diniz; Edu Lima Camargo; Ester Vieira Benedito; Gabriel Carrijo Hott de Paula; Gabriel Rossi Aguiar; Gabriela Veiga Schattner; Heitor Miguel Vieira Laurentino; Hiago Lucas Camargos Soares; Ian Lima Camargo; Júlia Araújo Frossard Pereira dos Santos; Luana de Castro Pereira; Lucas Fernandes; Lucas Freitas Cupertino; Mateus Gomes Da Silva; Pedro Gabriel de Miranda; Pedro Henrique Xavier Santos; Vinícius de Freitas Durso Rocha. 

Equipe 3º ano dos cursos técnicos Integrados (TED, TMA e TST) - Medalha de Ouro nas etapas Regional/Sudeste e Nacional 

Arthur Fraga Silva; Arthur Gomes Rodrigues Marinho; Arthur Miguel Bonine Cunha; Artur Muniz; Augusto dos Anjos Siqueira; Caio Sérgio B. M. Rodrigues; Davi Fonseca Lopes; Emannuelly Alves Santana; Fernando Alves Dutra Filho; Gustavo Lopes de Oliveira; Isadora Lopes Silveira; Isadora Nunes Miranda; Larissa Dias de Freitas; Lisandra Caroline Barbosa Muniz da Silva; Lívia da Rocha Coelho; Lucas Teodoro de Paula Silva; Luize Pavani Cunha Gava; Maria Eduarda dos Santos Marques Carvalho; Maria Fernanda Ferreira Barbosa; Mariane Dietrich de Oliveira; Marina Xavier Damasceno; Mateus Ferreira das Graças de Souza; Matheus de Souza Duarte; Moisés Ramos dos Santos; Nicolas Campos Oliveira; Nycollas William Gatto Dias; Vitor Gomes Ferreira.

Participantes contam como foi a experiência

Leinad Laís Alves Martins, aluna do 1º TED - Participar da Olimpíada Matemática Sem Fronteiras foi muito gratificante para mim. Uma experiência nova, e ótima por sinal. Estar ali com meus colegas de turma resolvendo as questões propostas em conjunto, foi o maior motivo de aprendizado, tanto de maneira lógica quanto de trabalho em equipe. Esse tipo de olimpíada eu não havia visto antes, foi o que me despertou curiosidade e me fez querer participar, para testar novos métodos, compartilhar raciocínios e, consequentemente, aprender com tais coisas. Fico feliz por ter contribuído na participação desta, e mais feliz ainda com o resultado que tivemos. Trazer mais uma medalha pra nossa escola é gratificante. Mas, apesar do resultado satisfatório, ano que vem vamos em busca do ouro”.

Pedro Gabriel de Miranda, aluno do 2º TST - A experiência de fazer uma prova a nível internacional e em equipe é única e desafiadora. Conquistar uma medalha de ouro é gratificante e traz para nós, discentes, a motivação para continuar a participar de olimpíadas como essa. A proposta de juntar os segundos anos e fazê-los trabalhar em conjunto proporcionou ao grupo uma união que resultou em consolidação de novas amizades e na conquista da medalha de ouro, algo que não seria possível sem a participação dos docentes do Instituto”.

Davi Fonseca Lopes, aluno do 3º TED - Fiquei muito feliz de poder participar da OIMSF, pois sempre gostei de realizar as provas das olimpíadas nacionais e internacionais divulgadas pelo Campus, porque agregam muito como experiência e conhecimento, além de, nesse caso, ser relacionado a uma matéria que eu gosto muito. Assim como a OBA, a OBMEP e a Canguru, são provas muito importantes, em especial essa por ser de uma amplitude maior. Essa prova teve uma dinâmica diferente, sendo realizada em grupo, junto com outros alunos do mesmo ano. Foi uma experiência bem legal, onde conseguimos aprender juntos e unir nossos conhecimentos para chegar no melhor resultado. Fiquei muito contente e grato com o nosso resultado, conseguindo a medalha de ouro na competição. Apesar de particularmente não ter me preparado especialmente para a prova, creio que os aprendizados ao longo desses anos no IF [Instituto Federal] nos ajudaram a ter um bom desempenho, tendo em vista os ótimos professores que nós temos na disciplina de Matemática. Espero que essa prova possa ter uma maior divulgação para que nos próximos anos o IFMG continue se destacando nessas olimpíadas”.

Sobre a OIMSF

A OIMSF é a maior competição educacional interclasses do mundo com participação anual de300 mil estudantes em 29 países e em 10 idiomas. Foi criada em 1989, pela Academia de Strasbourg, órgão do Ministério de Educação da França localizado na cidade de Strasbourg, Alsácia, inicialmente com apenas três países participantes (Alemanha, França e Itália) com o objetivo de promover a integração entre os povos do mundo através da Matemática.

No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede POC International Education desde 2011 com apoio da Universidade Metodista de São Paulo, do CONSED - Conselho Nacional de Secretários da Educação, do Consulado Geral da França em São Paulo e do CENPEC (apoio para divulgação).