Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dos cursos técnicos integrados disputam OIMSF 2022

Estudantes dos cursos técnicos integrados disputam OIMSF 2022

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma competição em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. Premiação contempla certificados, medalhas e participação em etapas no exterior
por Comunicação publicado: 29/09/2022 13h12, última modificação: 30/09/2022 15h47

Sessenta e quatro alunos dos cursos técnicos Integrados estão representando o IFMG - Campus Governador Valadares na edição 2022 da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). A prova foi aplicada de forma presencial no último dia 16 de setembro, sob a coordenação dos professores de Matemática Ana Catarina Roque, Bruno Bragança, Deise Borel e Renato Tolentino.

O IFMG-GV teve três grandes equipes inscritas, sendo uma composta por 27 alunos das turmas de 3os anos, outra com 17 alunos dos 2os anos, e mais uma com 20 alunos das turmas de 1o anos. Todas as equipes com representações dos três cursos técnicos Integrados ofertados pela instituição: Edificações (TED), Meio Ambiente (TMA) e Segurança do Trabalho (TST).

Sobre a prova

A olimpíada possui uma única fase que é realizada na própria escola em formato presencial, composta por uma prova com 11 questões (1os anos), 12 questões (2os anos) e 13 questões (3os anos), todas dissertativas e com duração máxima de 120 minutos. Uma das questões teve seu enunciado em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês), podendo a equipe escolher os idiomas de sua preferência para redigir a solução.

OIMSF 2022_alunos Integrado durante prova_16set22_foto 02.jpg“O formato de confecção e aplicação desta Olimpíada é o ponto principal da nossa participação. Ver os alunos trabalhando em equipe, pesquisando, discutindo, criando estratégias e, de alguma forma, se movimentando, para responder às questões é simplesmente prazeroso e gratificante”, conta professor Bragança.

Estudantes e professores seguem ansiosos pelo resultado da fase única que será divulgado no site da OIMSF até o dia 22 de novembro de 2022.

Premiação

As escolas com equipes premiadas (medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa) receberão, além de um certificado de participação em formato digital, certificados de premiação em formato digital para os estudantes e professores e poderão solicitar medalhas para seus alunos.

As escolas com equipes premiadas na edição nacional da OIMSF 2022 serão convidadas a integrar a delegação brasileira para olimpíadas internacionais em 2023. Premiações especiais serão divulgadas posteriormente.

Saiba mais!

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo Institut de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques (IREM) e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.

No Brasil a OIMSF é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC) com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e da Universidade Metodista de São Paulo e apoio para a divulgação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Os principais objetivos da OIMSF é aproximar os países estrangeiros através do estudo da Matemática; mostrar a importância das Línguas Modernas; e promover o interesse pela Matemática e pelo trabalho cooperativo.

Site oficial: http://matematicasemfronteiras.org/quemsomos.html