Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes criam telejornal para explicar conflitos da geopolítica mundial

Estudantes criam telejornal para explicar conflitos da geopolítica mundial

publicado: 04/08/2017 12h37, última modificação: 04/08/2017 15h21

A tradicional sala de aula foi transformada em estúdio de jornalismo. Estudantes assumiram o papel de âncoras, repórteres, entrevistados e comentaristas. Com muita criatividade, colocaram em prática habilidades de cinegrafia, roteiro, operação de áudio, edição de imagens, entre outras.

A intenção ao recorrer às ferramentas do telejornalismo teve como objetivo reportar aos colegas alguns conflitos armados que acontecem ao redor do mundo como a guerra na Síria, os ataques terroristas de 11 de Setembro e do Boko Haram; as guerrilhas no México; conflitos no Congo, Afeganistão e entre Israel e Palestina; tensões na Criméia e ações do grupo Hezbollah.

A atividade foi proposta aos alunos do 2º ano dos cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente (TMA) e em Segurança do Trabalho (TST) pelo professor da disciplina de Geografia, Osmar Ribeiro. “Com pressupostos territoriais, religiosos, entre outros, esses conflitos marcam também o cenário atual de forma que o trabalho propôs aproximar os estudantes das particularidades desses confrontos. A atividade é importante por ser um assunto atual e que gera discussões construtivas para o senso crítico dos discentes. Nas apresentações observei o aprofundamento deles no tema e também bastante criatividade. Fiquei muito satisfeito com o resultado, todos estão de parabéns". A preparação dos alunos contou com a contribuição da professora Etna Castro.

Confira a opinião dos estudantes sobre a experiência

“No início ficamos meio apreensivas. Pensamos: apresentar um trabalho em forma de telejornal? Mas no decorrer das pesquisas com as inúmeras discussões sobre o nosso assunto (conflitos entre xiitas e sunitas) e a cooperação mútua, conseguimos adquirir o conhecimento de forma diferente e mais dinâmica. Sempre achei esses conflitos muito interessantes, mas nunca consegui entender bem por achar tudo muito complexo. Dessa vez percebi a dimensão e a violência de cada um, e isso me instigou a pesquisar mais. Essas atividades acrescentam muito na nossa vida de estudante. Sempre tive e ainda tenho muito receio em realizar apresentações na frente de outras pessoas e esses trabalhos estão me ajudando bastante nesse aspecto.” (Amanda Simon Cello - 2º TST)

--------------------

“Achei muito bacana a proposta de elaboração de um telejornal que conta todo o cenário e causas dos conflitos armados mais recentes. O mais legal foi abordar conflitos que nem sabia que estavam em andamento, por exemplo, no Congo, que não é muito divulgado. A reflexão feita é que a mídia mostra os conflitos que mais ‘chamam atenção’. Exemplo disso foi o meu tema, o atentado 11 de setembro, que em 2001 fora reportado em todos os canais e até hoje é comentado. Por outro lado, é muito raro ver alguma notícia sobre a guerra do Congo. Com a pesquisa e elaboração do trabalho você meio que ‘vive’ parte do conflito e acaba tomando um lado da história entendendo o porque daquilo tudo e, às vezes, discordando de algumas ações. Eu gostei muito da proposta do professor Osmar. Achei muito bom para desenvolver a criatividade, integrar conhecimento de áreas como o jornalismo, elaboração de pesquisa, de vídeos e documentários. (Mateus Teixeira de Sousa - 2º TMA)

---------------------

“A proposta do trabalho foi muito interessante, pois como na época atual os jovens não assistem muito o jornal tradicional o trabalho nos proporcionou uma grande pesquisa e o reconhecimento do jornalismo. A sala ficou super animada e todos se esforçaram para fazer um jornal de qualidade e criativo já que a escolha do conflito era nossa. Meu tema foi a guerra da Colômbia, focado principalmente nas Farc e no narcotráfico. Foi muito interessante a produção do jornal, a dificuldade de gravar as falas e criar algo dinâmico; a experiência de gravar com o chroma key (improvisado) foi bem legal. Com o computador e as várias ferramentas que temos a criatividade flui e o resultado foi que todos os trabalhos ficaram ótimos.” (Mariana Assis Ramos - 2º TMA)

---------------------

"Achei o trabalho muito enriquecedor para nossas carreiras acadêmicas; a ideia do professor Osmar foi ótima. Achei muito produtivo, pois tivemos a oportunidade de conhecer as várias vertentes sobre os conflitos ao redor do mundo, como o ataque de 11 de setembro, o conflito entre os sunitas e xiitas, das Farc (que foi o tema da minha apresentação), dentre outros." (Marcos Vinícius Dias Pinto - 2º TST)

---------------------

Clique nos títulos abaixo e assista a algumas produções telejornalísticas desenvolvidas pelos estudantes

11 de setembro - Telejornal escolar IFMG-GV

Guerra civil na Colômbia - Telejornal produzido por alunos do IFMG GV

Reportagem sobre a Guerra do Congo – NM News!