Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores participam de treinamento para utilização de impressora 3D
conteúdo

Notícias

Servidores participam de treinamento para utilização de impressora 3D

publicado: 25/11/2019 10h14, última modificação: 25/11/2019 10h18

Antenados às novas tecnologias e ao crescimento da cultura maker, professores e técnicos administrativos do IFMG – Campus Governador Valadares participaram, em outubro, de um treinamento para utilização de impressora 3D, adquirida recentemente pela instituição por meio de um projeto idealizado e aprovado pela professora Débora Rosa, atualmente afastada para o doutorado. 

O equipamento compõe o Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE), laboratório de prototipagem do Campus, que visa o estímulo à cultura maker através de capacitações, oficinas e webinars temáticos, de modo a ser um espaço para promover o empreendedorismo e inovação locais. 

“A prática da prototipagem se destaca como uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de produtos, transformando ideias em realidade. Com a possibilidade de prototipagem rápida, peças, moldes e produtos são construídos de maneira rápida, fácil e com baixo custo. Com a produção de peças e a programação de sistemas de automação – por meio da ferramenta arduino - as possibilidades de desenvolvimento de produtos inovadores é potencial”, explica animada professora Tatielle Menolli Longhini, do curso de Engenharia de Produção. 

Segundo a docente, a impressora 3D do Campus possui alto desempenho e qualidade, gerando um fino acabamento às peças criadas, e tem um sistema de aquecimento que impede o empenamento da peça. Trata-se de um equipamento de fácil manuseio, que gera sistemas com qualidade. Integra o equipamento cabeçote de gravação e corte a laser, além de scanner e canetas 3D, e programação de arduino, cujo treinamento foi ofertado em setembro à comunidade acadêmica.  

A impressora 3D será útil tanto para o aprofundamento de conteúdos práticos de diversas disciplinas, tais como Expressões Gráficas, Processos Industriais, Automação, Eletroeletrônica e Projeto de Produto I e II, quanto para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. 

Acesse nosso Flickr e veja mais fotos do treinamento!

Acompanhe as ações do Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE) do Campus pelo Instagram: @crie.gv.