Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coleta seletiva do Campus beneficia associação de catadores de materiais recicláveis e meio ambiente

Por meio de um coletor central localizado na portaria principal, estudantes, servidores, funcionários e demais pessoas da comunidade contribuem com a separação dos resíduos sólidos recicláveis. Em média, a cada 15 dias, a associação de catadores do município faz a coleta. A ação integra o projeto “Somos o que jogamos fora; e como jogamos...” e demonstra na prática como ações simples podem fazer uma grande diferença na preservação do meio ambiente. Confira o vídeo!
publicado: 27/11/2017 14h08, última modificação: 27/11/2017 15h22

A coleta seletiva no IFMG - Campus Governador Valadares não fica só na teoria vista em sala de aula. É vivenciada na prática por meio do projeto “Somos o que jogamos fora; e como jogamos...”. A ação se baseia no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), estrutura onde os resíduos são depositados e repassados à associação de catadores de materiais recicláveis do município. O “cestão”, como popularmente o PEV é conhecido, fica localizado na entrada da portaria principal.

Em todo o Campus, lixeiras devidamente identificadas com cores distintas são dispostas em locais estratégicos para que a comunidade acadêmica possa fazer a sua parte e separar corretamente o lixo.

Sob a coordenação do professor Flávio Barony, da área de meio ambiente (saneamento/ ecologia), o projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Técnico Integrado em Meio Ambiente e o apoio do núcleo local da ONG Engenheiros Sem Fronteiras.

Prof. Barony comemora os bons resultados do projeto. “No início o PEV ficava cheio a cada 60 dias; gradativamente, esse tempo foi reduzido para, aproximadamente, 15 dias. Tudo isso graças às permanentes campanhas de conscientização que são realizadas e à mudança de comportamento dos membros da comunidade acadêmica”.

Assista ao vídeo e saiba como tudo funciona!