conteúdo

Caracterização e Implantação

publicado 27/09/2021 09h52, última modificação 27/09/2021 13h28

  

 

Articulação das demandas de EaD

O Pró-EaD irá consolidar todas as ações de capacitação e formação continuada em EaD no âmbito do IFMG. O programa consta do PDP institucional da Reitoria associando as unidades CEAD/DDI e PROGEP. A premissa para a implantação do Pró-EaD será o levantamento das necessidades e demandas de capacitação dos campi com relação a Educação a Distância, por intermédio dos Representantes de EaD que integram o COPEAD.

Nesse sentido, se aplicará junto a todas as unidades do IFMG formulário específico com vistas a identificar as principais temáticas, conteúdos formativos e campos de interesse da Educação a Distância e áreas afins, de maneira a direcionar as palestras, oficinas, minicursos, treinamentos, cursos FIC, cursos de aperfeiçoamento, jornadas formativas e cursos de Pós-graduação demandados.

 Professores Formadores

Como se explicitou anteriormente, o Pró-EaD será implantado com a participação direta e permanente do COPEAD, em colaboração estratégica da PROGEP e parceria das demais Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas. O Comitê, além de identificar e mapear as demandas formativas, também encaminhará a seleção de formadores para ofertar as diversas modalidades de cursos. Nesse sentido, os professores formadores, poderão ser selecionados tanto internamente, contando com a participação dos Representantes de EaD membros do órgão, como a referida instância colegiada também terá a prerrogativa de indicar especialistas, pesquisadores e profissionais com acurada experiência e competência na área para integrar o grupo de formadores responsáveis pelas ofertas do programa institucional.

  Das etapas e das formas de oferta

A 1ª etapa de oferta do Pró-EaD será realizada inteiramente online, em função da excepcionalidade da PANDEMIA da COVID-19, período esse em que todas as atividades presenciais do IFMG se encontram suspensas e a instituição funcionando por meio do trabalho remoto, conforme IN/05 de 18 de junho de 2020. Em sua primeira etapa, o Pró-EaD optará por desenvolver cursos-piloto e, em um segundo momento, serão organizadas ofertas de natureza prioritária de acordo com as necessidades institucionais. Por fim, na terceira etapa do programa, estão prevista ofertas abertas, sobretudo, a partir do retorno às atividades presenciais.

A PROGEP, PRPPG, PROEN e PROEX, em parceria com a CEAD/DDI e PROAP e apoio da DTI e DCOM serão responsáveis por operacionalizar o programa, contando com diferentes formas de oferta, incluindo:

  • Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC);

  • Bolsas de Extensão;

  • Encargos Didáticos de docentes dos campi nos termos da Regulamenta da Atividade Docente (RAD);

  • Carga horária para fins de cumprimento da jornada dos Técnico-administrativos em Educação.