conteúdo

Modalidades de Formação

publicado 27/09/2021 09h53, última modificação 27/09/2021 13h29

 

  

  • Palestras

A palestra é uma apresentação oral que tem como finalidade apresentar de maneira objetiva, conteúdos importantes, novidades sobre determinado tema. Esta modalidade de evento geralmente possui curta duração, entre 60 a 120 minutos, e dá abertura para os participantes fazerem perguntas ao final da apresentação.

  • Oficinas

A oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir da uma horizontalidade na construção do saber inacabado.

  • Minicursos

É um evento de curta duração que busca apresentar e iniciar uma discussão sobre um assunto específico. Levando os alunos a aprenderem mais sobre uma área de interesse e tendo assim uma visão geral do assunto abordado. O minicurso pode ocorrer como um evento único ou envolvido em uma programação maior, como de um congresso por exemplo. Possuindo, por vezes, uma proposta teórico-prática, a qual leva os participantes a refletirem sobre o tema tratado e também a se colocarem em um local de atividade em relação ao assunto.

  • Treinamentos

Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, visando – particularmente – à aquisição de habilidades para um determinado cargo. Para Goldstein (1991) Treinamento “é a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resulta em melhoria de desempenho no trabalho”.

  • Cursos FIC

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) é uma ação que visa qualificar os trabalhadores para inserção ou reinserção ao mundo do trabalho, em complementaridade à Educação Básica. Visa também atualizar aqueles que procuram estar a par da dinâmica de modernização do mercado de trabalho e de educação. Cabe ao curso FIC habilitar o egresso ao início do exercício profissional (Formação Inicial, com carga horária igual ou superior a 160 h) ou promover a atualização profissional, que ampliam a formação inicial do trabalhador (Formação Continuada, com carga horária mínima igual ou superior a 8 horas), em um curto espaço de tempo e tanto na modalidade presencial, quanto à distância.

  • Jornadas Formativas

Tem por objetivo proporcionar a formação continuada às educadoras e educadores de uma rede de ensino. Configura como um percurso formativo sobre os conceitos, estudos e práticas que permeiam o fazer pedagógico das instituições educacionais, tendo como o fio condutor a normativas internas dos estabelecimentos. Será ofertado preferencialmente em formato presencial, em acordo com as necessidades do programa.

  • Cursos de Aperfeiçoamento

Os cursos são conteúdos abordados de forma mais detalhada, com o objetivo de treinar, capacitar e ensinar os participantes sobre um determinado assunto. Geralmente possuem longa duração, entre semanas ou meses, e são ministrados por profissionais com foco em ensinar e transmitir seus conhecimentos a quem não entende do assunto ou busca o aperfeiçoamento.

  • Curso de Pós-graduação (Lato Sensu)

Os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais complementam a formação ofertada pela graduação institucional com o intuito de proporcionar ao estudante ensino verticalizado e de qualidade, com elevado padrão técnico, científico e profissional.